O câncer de mama é o diagnostico mais Atualmente se tem muita informação sobre o |
|
Em países desenvolvidos, cerca de um terço das mulheres em etapa precoce de câncer de mama eventualmente desenvolvem câncer de mama avançado, o qual é fatal. Nos Estados Unidos, estima-se que as pacientes, com casos de câncer de mama local, têm 93% de chances de sobrevivência após cinco anos do diagnóstico. Enquanto paras as pacientes com câncer de mama avançado, estas estimativas caem para apenas 15%. Este é um grande contraste que expressa bem os desafios únicos que enfrentam estes pacientes e a necessidade de novas terapias para diminuir o progresso de câncer de mama avançado.
A tabela 1 mostra informação sobre a Base de Dados Nacional de Câncer, que delimita a taxa de sobrevivência após cinco anos por fase, baseados em pessoas diagnosticadas entre 2001 e 2002 com câncer de mama. Esta é a principal razão da existência de diversas terapias e estudos sobre o câncer de mama avançado. Estes estudos não enfocam somente em possibilitar aos pacientes o maior tempo de vida possível, também a melhor qualidade de vida possível.
Além de batalhar com os sintomas do câncer de mama e os efeitos secundários dos tratamentos, as mulheres com câncer de mama e suas famílias geralmente enfrentam os efeitos psicossociais que afetam sua qualidade de vida. De fato, mulheres com câncer de mama avançado têm necessidades muito diferentes daquelas com câncer de mama em etapas precoces, e as investigações mostram que estas necessidades estão em grande medida insatisfeitas.
Enquanto mulheres com câncer de mama em etapas precoces enfrentam as crises médicas, que em muitos casos, se resolvem através de terapias adjuvantes, as mulheres com câncer de mama metastático requerem tratamento constante e variável. Estes geralmente são acompanhados de efeitos secundários que requerem terapias adicionais para enfrentar complicações de enfraquecimento permanente em ossos e pulmões. Além de outros sintomas como a dor crônica, a fadiga, e as náuseas, são usualmente mais severos nas pessoas com câncer de mama avançado e requerem cuidados adicionais.
No Brasil, como em muitos países, existem centros e instituições nacionais e locais de apoio enfocados principalmente na conscientização sobre o câncer de mama, detecção e diagnostico precoce, assim como serviços de apoio necessários. Adicionalmente, existem instituições de apoio para pacientes com câncer de mama, nos quais pacientes falam entre eles e compartilham valiosas perspectivas sobre como voltar a sua vida normal depois de passar por o câncer de mama.
Conheça algumas destas instituições que são associadas à Femama:
Arquivo: Estudo Câncer de mama avançado
Saiba mais sobre os tipos de câncer de mama avançado baixando o documento acima.